segunda-feira, abril 21, 1997

A GRIPE DAS AVES E O PROBLEMA DA FOME NO MUNDO

Agora fala-se muito da gripe das aves. É a primeira grande ameaça do século XXI. A seguir ao DVD do Luís Represas, claro; ou como eu gosto de lhe chamar... Luís Construção-edificada-pelo-Homem-com-o-intuito-de-armezenar-água-para-a-produção-de-energia-eléctrica.
Digo-vos sinceramente, se ele passasse a usar um nome desses eu até o respeitava. Mesmo que não mudasse o penteado.
Desculpem se me desviei do tema. Estava a falar da gripe das aves. Estou preocupado. Por dois motivos.
Primeiro, se as galinhas ficarem constipadas, que canja é que nós vamos comer? Não se fala disso. É só: foi encontrada uma ave morta aqui, outra ali; mas elas estão mortas, não estão doentes!
Pior, se as galinhas ficarem constipadas, que canja é que ELAS vão comer?
A cura não me interessa. Da maneira que isto anda, já fazia falta uma pandemia há muito, muito tempo.
Preocupa-me é a canja.
Mas é só mesmo por curiosidade, porque eu até não gosto muito de canja. Eh pá, como, mas não é aquela cena que eu vá restaurante e peça. A canja é sopa de doente e eu quando não tou doente, não consigo comer aquilo tudo; enjoa-me e depois acontece o inevitável: deixo ficar no prato, o que parece mal.
Podemos ser crianças, podemos ser adultos, não se deve. É feio. Não se faz.
Em casa ou no restaurante, deixamos nem que sejam duas batatas no prato e os pais, ou a pessoa que está connosco, diz sempre:
"Se não querias comer tanto, porque é que pediste?"
"Tens mais olhos que barriga, é o que é."
Tanto quanto sei isto é verdade, a não ser em relação aos zarolhos que têm tantos olhos como barrigas. É preciso ser-se estúpido para se sentir mal com uma destas.
Depois o pai vem com a conversa do "Devias era viver em África, para saber como era."
Vêm sempre com o argumento da fome. Sempre. Até irrita.
"Fartura. O que tu tens é fartura."
Ouvimos isto sempre. Sempre! Nem que seja um mísero bocadito de carne que nem sabe que é carne agarrado ao osso, cheio de gordura!
No entanto – e é aqui que a gente vê como é que as coisas são -, as mesmas pessoas que são tão picuinhas em relação a uma migalha que fica por comer, vão a restaurante e basta estar um cabelo na comida, pedem logo pra trazer outro prato.
A culpa também é dos empregados. Às vezes quando se pede para trazer outro prato é apenas para trazer outro prato, não outra comida. Por isso é que a comida é cara.
É uma questão de higiene, dizem uns.
E por isso morre tanta gente à fome em África. Porque as embalagens de comida que recebem das organizações mundiais vêm com cabelos. Milhões e milhões de mortos por ano, tudo por causa dum cabelo na sopa.
Imagino um etíope, quase a morrer à fome, vai pra comer:
"Porra! Esta sopa tem um cabelo! Quando é que vem a próxima entrega? Daqui a um ano? OK, eu espero."
Já me têm vindo pratos com pestanas ou sobrancelhas, eu ponho de parte e continuo a comer. Não vou morrer por causa disso. Se o cozinheiro ou algum ajudante estiver a fazer quimioterapia é fácil de ver e quase de certeza não o iam pôr a trabalhar na cozinha. Acho eu... Mas as pessoas olham para essas sobrancelhas ou pestanas e pensam sempre que são pêlos púbicos.
Pensem um pouco. Se encontrarem um desses pêlos na salada não será mais provável ter sido porque quem estava a descascar a cebola, começou a lacrimejar e ao passar a mão pelos olhos, caiu uma pestana? Não é de propósito. Eles não têm um frasco com pêlos púbicos lá na cozinha para pôr na comida. A cozinha não é lugar de orgias. Pelo menos, não a toda hora. A não ser quando o restaurante tá vazio.
Aí o pessoal aproveita e faz doces à base de leite condensado. Que piada labrega! Eu sei. Mas é mesmo assim.
Se vocês ficam preocupados com pêlos púbicos na comida, só vos digo o seguinte: da próxima vez que forem ao restaurante e pedirem bacalhau com natas ou bifinhos com cogumelos, olhem bem para o molho antes de começarem a comer.

3 comentários:

Anónimo disse...

É assim que se faz.

Anónimo disse...

AHHHHHHHHHHHHHHHHHHH é axim k s faz! pois...olha sabes k eu gostaris d ter lido e komentado o teu blog directamente mas as nhas pc capacidades(melhor dizendo as nhas nenhumas capacidades)de leitura e xcritura...desta forma eu xtou a ditar pa 1pexoa culta xcrever, pois tal cmo o luis represas a leitura n xta acexivel a tds c mt pena nha!
bem e agr k ja ditei o meu pkeno testamentou vou jantar...
You will be missed!
bjiiis*

BD disse...

mais grave que o novo dvd do luis represas... e o novo disco da mafalda veiga...

da que pensar...